quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lançamento do Livro - O Terremoto - Prof. Veloso! 
Fundador e ex-Chefe do Observatório, relata a história do Tremor de João Câmara, em 1986. Uma boa pedida!



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cães alertam morador para tremores de terra em Montes Claros

Por terem os sentidos mais aguçados, os animais percebem as primeiras ondas que vêm do centro da terra e ficam agitado


DIONE AFONSO/Divulgação


Em Montes Claros, dez casas estão interditadas por causa dos últimos abalos registrados


MONTES CLAROS – Os tremores de terra em cidades do Norte de Minas estariam sendo pressentidos, minutos antes, por cães. O relato foi feito por moradores da zona rural de Santa Bárbara, em Montes Claros. Por terem os sentidos mais aguçados do que os do ser humano, os animais percebem as primeiras ondas que vêm do centro da terra e ficam agitados.

Na última terça-feira, quando ocorreu um abalo de intensidade moderada, com 2,6 graus, moradores ficaram surpresos com os cachorros, que começaram a latir momentos antes do estrondo. Um representante do Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas foi até o local.
O professor Délcio Rocha, zootecnista do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede em Montes Claros, explica que os animais podem pressentir anormalidades.

Segundo ele, nos casos de tremores, terremotos e maremotos, o instinto de sobrevivência muda o comportamento dos bichos, o que os deixa agitados. “Eles têm um sexto sentido que os alerta sobre os fenômenos”, afirma Délcio Rocha.

Uma equipe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/ UnB) chega na quinta-feira (24) a Montes Claros para analisar os tremores ocorridos na cidade. Os técnicos foram convocados em caráter emergencial pelo Ministério da Integração Nacional.

O secretário municipal de Defesa Social, coronel reformado Orlando Camargo, disse que os técnicos farão estudos sistemáticos, visando esclarecer a causa dos abalos e possíveis soluções e prevenções.

O Obsis instalará, provisoriamente, duas estações sismográficas em Montes Claros até que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receba um profissional para ficar em caráter definitivo no município. O equipamento foi adquirido no México, desde o final de abril, mas ainda não chegou até a cidade.

Além disso, um grupo de espeleólogos de Montes Claros, acompanhados de técnicos do Instituto Estadual de Florestas e da Policia Civil vão inspecionar os danos causados no Parque Estadual da Lapa Grande, que fica na periferia da cidade. Quase todos os tremores ocorreram nessa área. Dez casas estão interditadas por causa dos últimos abalos. Desde 2008, nada menos que 35 tremores foram registrados no município.

terça-feira, 29 de maio de 2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

6.4 Mw - SANTIAGO DEL ESTERO, ARGENTINA

Estimativa preliminar 
Magnitude 6.4 Mw
Dia e hora
  • 28 Maio 2012 05:07:23 UTC
  • 28 Maio 2012 02:07:23 Hora local
Localização 28.060S 63.108W
Profundidade 589 km
Distancias
  • 116 km ESE de Santiago del Estero, Argentina
  • 255 km SE de San Miguel de Tucuman, Argentina
Como foi a noite, provavelmente ninguém em São Paulo deve sentir! Mas deve balança um pouquinho São Paulo, Curitiba etc (os prédios mais altos)
Caso tenha sentido deixar ai o seu comentário.

Provavelmente sem danos! Muito profundo!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aos Moradores de Monte Claros.

  Sei que esse momento parece ser complicado, mas no Brasil vivemos esse mesmo momento com as cidades de Itacarambi, Sobral, Caruaru e etc. Mas nada similar aos grandes terremotos pelo mundo.
  Essa ideia que uma grande fenda está se abrindo não é verdade.
  Sabemos que Monte Claros é uma região sismogênica, ou seja, tem tremores desde 1978. Entretanto, a possibilidade de tremores, ou melhor, terremoto de magnitude similar a grandes terremotos é mínima.
  Leia o procedimento como se comportar em caso de terremoto ao lado direito, siga os passos e no caso de um tremor vem acontecer tente seguir.
  Existe uma Equipe do Observatório que irá estudar com detalhes esses eventos e tentar identificar as regiões mais frágeis.

  Att
Prof. George Sand França

sábado, 19 de maio de 2012

Tremor em Monte Claros

Não estou no Observatório Sismológico, mas acabo receber a msn

"acabou de acontecer um tremor em Montes claros as 10:45 de hoje de manha, sentimos que foi mais forte do que os 3 que aconteceram no começo do ano"

O Observatório em breve informará! 
A UFC pretende criar a graduação em Geofísica



 Mas o que faz esse profissional e por que ele é tão requisitado no mercado de trabalho?
 
Seja com petróleo, gás, mares, solos, rios, abalos sísmicos, minérios ou vulcões. As áreas de atuação dos geofísicos são tão extensas quanto as ofertas que o mercado oferece para esse profissional, que investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta.

Depois da graduação em Física, Sérgio Bezerra Lima Júnior, 32 anos, sentiu falta de uma aplicação direta do que havia aprendido. Com essa inquietação, se candidatou para o mestrado em Geofísica na Universidade de São Paulo. A identificação foi natural, tanto que depois prestou vestibular para a graduação na mesma instituição. Atualmente, Sérgio é doutorando e reconhece a necessidade de novos profissionais.

“Da minha turma na faculdade, começaram 40, mas só seis concluíram. Sobre salários, quando se tem especialização, é possível ganhar R$ 40 mil, trabalhando no Brasil. Ainda assim, é um mercado carente de mão de obra. Tanto que empresas terceirizadas já recrutam alunos ainda nas universidades. Empresas de renome internacional também fazem recrutamento. A própria Petrobras faz concurso todos os anos para absorver profissionais”, avalia.
O mercado de petróleo e gás é, inclusive, apontado como o mais aquecido, “devido ao boom do pré-sal”. “Na Bahia o trabalho é voltado mais para a área do petróleo. No Pará, para exploração mineral. No Nordeste, no geral, tem procura de aquíferos para exploração de água”. No Ceará, ele ressalta que há intercâmbio com outras áreas, como petróleo, exploração mineral, geofísica forense.

Ficou interessado em se tornar um geofísico? Sérgio destaca algumas características importantes: estar familiarizado com área computacional e softwares, e gostar de matemática, física, geologia. Também é bom estudar idiomas, já que muitos treinamentos são feitos fora do Brasil, especialmente no Texas.

Ensino e pesquisa

Foi inaugurado na Universidade Federal do Ceará (UFC), no fim de abril, o Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto, com espaços destinados a pesquisadores, técnicos em geologia e geofísica. No mesmo dia, o reitor Jesualdo Farias anunciou que a instituição pretende criar o curso de Geofísica. Para isso, acredita-se que haja necessidade de trazer professores do exterior.

EM BAIXA FALTAM PROFISSIONAIS
Mesmo com o vasto campo de atuação, garantia de trabalho e salários atraentes, o mercado sofre com a falta de profissionais para o setor

EM ALTA PETRÓLEO E GÁS
A exploração de petróleo e gás na camada pré-sal movimenta e aquece o mercado de trabalho para geofísicos
Texto de Viviane Sobral
Jornal de Hoje 13.05 (clique para a matéria completa) 

 Meus comentários
 O único problema é que não sei onde é fonte do Sérgio ou jornalista que retirou a informação que com apenas especialização é possível ganhar 40 MIL. Onde? 


Curso de Geofísica - Excelente ideia, Vamos UFC manda ver!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

QUALIFICAÇÃO DE DOUTORAMENTO


18/05(sexta-feira), as 14:00 h, no Auditório do Observatório Sismológico, o Exame de Qualificação do Doutorando Giuliano Sant'Anna Marotta, intitulado Deformações por observações geodésicas associadas a eventos sísmicos na região compreendida pela rede SIRGAS-CON.

A Comissão de Pós-Graduação  deliberou a composição de banca:

Prof. George Sand L. A. de França (orientador)
Prof. Lucas Vieira
Prof. Henrique Roig
Prfa. Roberta Vidotti
Prof. Reinhardt Fuck

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Can cats predict earthquakes? Japanese researchers investigate claims that animals can sense changes when ground is about to shake.

Fonte:Al Jazeera

domingo, 6 de maio de 2012

Tremor de terra assusta moradores de região no interior de SC 

Publicidade
ALINE MACHADO PARODI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE JOINVILLE
Um tremor de terra assustou os moradores do distrito de Pirabeiraba, região rural de Joinville, norte de Santa Catarina, na noite de sábado (5).
Os moradores relataram que ouviram um forte estrondo e depois quatro tremores seguidos. De acordo com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, as residências não foram danificadas.
Na manhã deste domingo (6) equipes da Defesa Civil sobrevoaram a região e não localizaram a origem dos tremores. A possibilidade de uma explosão clandestina foi descartada.
Os técnicos e geólogos acreditam que a região está passando por uma acomodação de solo e de rochas. Fenômeno parecido foi registrado nos últimos anos nos municípios vizinhos de Jaraguá do Sul e Corupá.
Outros dois tremores mais fracos foram sentidos na manhã de domingo.
"Em Jaraguá, os tremores foram sentido por quatro dias seguidos. Equipes da Defesa Civil virão para Joinville amanhã para continuarmos a avaliação. Por enquanto, registramos os horários dos tremores", disse o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Alvir Antônio Schneider.

Fonte: Folha on-line

Earthquake - 3D'4D' Film (English) -- Muito Bom!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Movidos pela Geologia::Por Dentro da Tecnologia Petrobras

Geologia recebe nota máxima do MEC
Historicamente considerado um curso de excelência na UnB, avaliação confirmou boa estrutura física e alta qualidade docente do curso
Diogo Lopes de Oliveira - Da Secretaria de Comunicação da UnB


 Tamanho do Texto

A Universidade de Brasília recebeu nesta quinta-feira, 3 de maio, o relatório de avaliação do Ministério da Educação (MEC) sobre dois cursos de graduação: Geologia com nota 5 e Ciência Política com nota 3.
O curso de Geologia recebeu a qualificação máxima que qualquer curso pode obter dentro do Conceito Preliminar de Curso do MEC – que soma avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), da própria universidade e verificação in loco, para os casos em que os cursos nunca tenham sido avaliados ou tenham rendimento abaixo de 3.
A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os critérios considerados pelos avaliadores são: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
A coordenadora do curso de Geologia, Sylvia Maria de Araújo, acompanhou a visita dos supervisores do MEC. Apesar de ser a primeira vez que a Geologia da UnB é avaliada, ela acredita que a nota refletiu a expectativa de todos da área: o curso sempre foi considerado de excelência. Sylvia destaca seu corpo docente. “Todos trabalham com ensino e pesquisa. Temos 52 professores dos quais 50 são doutores”, afirmou.
Outra questão apontada pela professora como essencial para a nota é a inserção dos alunos no mercado de trabalho. “A presença dos nossos estudantes, quando se tornam profissionais, denota um reconhecimento da sociedade de que estamos no caminho certo”, disse. A coordenadora admite, no entanto, que apesar de possuir equipamentos de ponta e algumas salas de aula de primeiro mundo, alguns espaços devem ser melhorados.

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código